Setor privado dos EUA cria 374 mil vagas em agosto, segundo pesquisa ADP

611

São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 374 mil vagas de trabalho em agosto, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.
Analistas esperavam a criação de 600 mil vagas. O número de vagas criadas em julho foi revisado para baixo, de 330 mil para 326 mil.
Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 86 mil vagas em agosto. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 149 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 138 mil vagas.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – abriu 45 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 329 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas criaram 6 mil vagas em agosto, as empresas de extração e mineração abriram 9 mil postos de trabalho e o setor de construção criou 30 mil posições.
“Nossos dados, que representam todos os trabalhadores na folha de pagamento das empresa, destacaram uma redução na recuperação do mercado de trabalho. Vimos um declínio nas novas contratações, após um crescimento significativo do emprego desde o primeiro semestre do ano”, disse a economista-chefe da ADP, Nela Richardson.
“Apesar da desaceleração, os ganhos de empregos estão se aproximando de 4 milhões este ano, mas ainda estão 7 milhões de empregos abaixo dos níveis pré-covid-19. Os provedores de serviços continuam liderando o crescimento, embora a variante Delta crie incertezas para esse setor. Os ganhos de empregos em todos os tamanhos de empresas cresceram em sincronia, com as pequenas empresas ficando um pouco mais abaixo do que o normal”, conclui ele.