São Paulo – O conselho de administração da TIM aprovou a participação da companhia em todas as fases do leilão 5G, cujo edital foi aprovado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com isso, a administração da companhia poderá contratar as garantias de manutenção de proposta de preço e de execução dos compromissos em qualquer das modalidades admitidas pelo certame (como garantias, carta de fiança bancária, seguro garantia ou caução em dinheiro), apresentar propostas e quaisquer outros atos atinentes à sua participação.
O colegiado também aprovou a obtenção, posteriormente, das autorizações de uso de radiofrequências decorrentes da licitação, na forma e nas datas designadas pela Anatel e outros procedimentos legais e administrativos para participar do processo.
A companhia irá agora definir as faixas de interesse, lotes e o valor das ofertas que serão feitas no leilão. “O 5G provocará uma revolução em diversos setores e representa uma enorme oportunidade para o desenvolvimento do Brasil. Também será um catalizador para o surgimento de novas soluções em tecnologia, trazendo uma série de benefícios para a indústria, sendo o mais relevante a habilitação do IoT de forma massiva, de altíssima velocidade e soluções de baixa latência”, disse Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, em nota.
A empresa realizou ativação de redes de quinta geração no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e com pilotos de rede 5G Standalone em Brasília e Rondonópolis (MT), em maio deste ano, seguidos de testes – em formato Prova de Conceito (POC) – da tecnologia em São Paulo e no Rio de Janeiro, informou.
ENTIDADES
A aprovação do edital do leilão do 5G pela Anatel foi comemorada por entidades empresariais, que consideram a licitação um marco histórico para o setor de telecomunicações no país.
A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) defende a celeridade nas próximas etapas para permitir o mais rápido possível a utilização das faixas de frequência que permitirão o avanço do 5G no Brasil, com destaque especial à de 3.5GHz.
“O 5G terá um potencial transformador em todos os setores da economia e da sociedade como a mais importante plataforma de inovação dos próximos anos, motivo pelo qual é fundamental que se mantenha a altíssima prioridade do tema, garantindo não só a execução do leilão em si mas todo cronograma acelerado de liberação de espectro para seu uso pelas licitantes vencedoras, para que os investimentos efetivamente se concretizem, impulsionando a atuação da indústria elétrica e eletrônica no Brasil”, disse a Abinee, em nota.
Para o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, a solução de migração para uma nova faixa do serviço de TV aberta por parabólicas adotada pela Anatel foi acertada.
“O Brasil deu hoje um grande passo em direção a uma revolução tecnológica. O corpo técnico da Anatel e do Ministério das Comunicações fizeram um trabalho exemplar. Seguiram a solução de migração dos sinais da TVRO para a banda Ku, assegurando a milhões de brasileiros do Cadastro Único do Governo Federal os kits de recepção de satélite na banda Ku e o acesso livre à televisão aberta, gratuita e de qualidade”, afirmou Novaes.
Após intensos debates, a agência reguladora adotou a migração como a solução para as interferências no serviço de TV aberta por parabólicas causadas pelas redes de 5G na faixa de 3,5 GHz. Atualmente, a frequência é usada para a transmissão de canais abertos de televisão pela banda C, recebida nas antenas parabólicas domésticas, afirma a Abratel.
ANATEL APROVA EDITAL
A diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (24), em Brasília, o leilão das faixas a serem exploradas para a oferta de acesso por meio da tecnologia 5G, que amplia a velocidade da conexão móvel. As informações são da “Agência Brasil”.
O leilão será no dia 4 de novembro. A direção da Anatel aprovou a proposta após análise realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) este mês.
Com alta velocidade e baixa latência (o tempo de resposta entre o envio e recebimento de dados), a implementação do 5G no Brasil promete trazer diversas inovações tecnológicas que serão refletidas em maior produtividade, avanços na economia e na qualidade de serviços, com diversos equipamentos eletrônicos conectados e inteligentes, como carros, máquinas industriais e aparelhos médicos.