São Paulo – Os Estados Unidos e a Europa fecharam um acordo que suspende as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio adotadas pelos Estados Unidos durante o governo do ex-presidente Donald Trump e as tarifas adotadas pela União Europeia (UE) em resposta às medidas norte-americanas.
Sob o acordo, os Estados Unidos deixarão de aplicar as tarifas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importado da União Europeia a partir de 1 de dezembro de 2021. Em contrapartida, a UE deixará de adotar medidas de compensação contra os Estados Unidos a partir 1 de dezembro. Além disso, ambos os lados concordaram e suspender as ações na Organização Mundial do Comércio (OMC) relacionadas a este assunto.
Washington e Bruxelas também anunciaram que estão negociando um acordo para desestimular a produção de aço e de alumínio com alta emissão de gases causadores do efeito estufa e para lidar com o excesso de capacidade deste produto no mercado mundial.
“A União Europeia e os Estados Unidos possuem um compromisso compartilhado de ação conjunta e de cooperação nestes setores e estão adotando medidas conjuntas para defender os trabalhadores, as indústrias e as comunidades do excesso de capacidade e da mudança climática, inclusive por meio de um arranjo para desestimular a produção de aço e alumínio intensivos em carbono que contribuem para o excesso de capacidade em outros países, e para garantir que as políticas domésticas apoiem a redução da intensidade do carbono nestas indústrias”, disseram ambos em um comunicado.