Biden anuncia liberação de 50 milhões de barris das reservas de petróleo

638

São Paulo — O presidente dos Estados unidos, Joe Biden, anunciou a liberação de 50 milhões de barris de petróleo das Reservas Estratégicas da commodity do país em um esforço de diminuir os preços de combustível para os consumidores norte-americanos.

“Hoje, o presidente anuncia que o Departamento de Energia disponibilizará 50 milhões de barris de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo para reduzir os preços para os norte-americanos e resolver o descompasso entre a saída da demanda da pandemia e a oferta”, afirma a Casa Branca em comunicado.

De acordo com o documento, os consumidores do país “estão sentindo o impacto dos preços elevados da gasolina nos postos e nas contas de aquecimento doméstico, e as empresas norte-americanas também estão, porque o fornecimento de petróleo não acompanhou a demanda enquanto a economia global emerge da pandemia”.

O comunicado também afirma que a liberação de reservas acontece em conjunto com China, Índia, Japão, República da Coreia e Reino Unido. “Nas últimas semanas, conforme os relatórios desse trabalho se tornaram públicos, os preços do petróleo caíram quase 10%”, afirma o relatório.

A Casa Branca explicou que os 50 milhões de barris serão liberados em duas partes: 32 milhões serão disponibilizados por meio de troca nos próximos meses, liberando petróleo que eventualmente retornará à Reserva Estratégica de Petróleo nos próximos anos; e 18 milhões de barris por meio de venda que o Congresso havia autorizado anteriormente.

Por fim, o comunicado afirma que “há evidências crescentes de que as quedas nos preços do petróleo não estão se traduzindo em preços mais baixos nos postos. Na semana passada, o presidente pediu à Comissão de Comércio Federal para examinar o que está acontecendo nos mercados de petróleo e gasolina”.