São Paulo – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez um apelo para que a população da Europa tome a dose de reforço da vacina contra covid-19, em meio a uma nova onda de casos em muitos países da região.
“A vacinação salvou milhares de vidas na União Europeia (UE), mas uma nova onda está nos atingindo e precisamos intensificar ainda mais a imunização”, disse Von der Leyen em vídeo publicado na sua conta do Twitter. “A boa notícia é que temos doses suficientes. No final desta semana, a Europa terá distribuído 1 bilhão de doses aos nossos Estados membros.”
O Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC) recomenda que todos os adultos sejam vacinados com a dose extra. Von der Leyen defendeu que essas pessoas tomem a vacina de reforço após seis meses da última dose imunizante.
“A dose de reforço nos dá um nível de proteção ainda maior do que a vacina original. Ela evitará muitas internações e mortes. Precisamos convencer mais pessoas a se vacinarem, atualmente um quarto dos adultos da União Europeia ainda não estão totalmente imunizados”, completou Von der Leyen.
A Europa é atualmente o epicentro da pandemia de covid-19. De acordo com levantamento da Universidade de Johns Hopkins, o continente representa mais da metade dos casos de covid-19 no mundo na média móvel dos últimos 28 dias.