RADAR DO DIA: Mercado avalia ata do Copom, Ômicron e BCs

497

 

São Paulo, 14 de dezembro de 2021 – O mercado inicia a terça-feira tentando se recuperar das perdas de ontem. As bolsas sobem na Europa e os índices futuros sinalizam altas nos Estados Unidos. As bolsas da Ásia fecharam em baixa. O rumo do mercado no restante do dia ainda é impreciso. As preocupações com a Ômicron e a expectativa com as decisões dos bancos centrais seguem no foco das atenções.

 

No exterior, preocupam as restrições impostas em importantes economias como forma de conter o contágio da nova cepa. Além disso, o mercado trabalha com atitudes mais enérgicas dos bancos centrais para conter a ameaça inflacionária. No Brasil, o mercado absorve a ata da reunião do Copom e os dados da pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo IBGE.

 

No âmbito corporativo, a Petrobras informa que na sexta-feira, 10/12, foi paralisada a produção de gás do campo de Manati, localizado na Bacia de Camamu, no Estado da Bahia, em virtude do fechamento de válvula submarina do gasoduto de exportação.  A operação do duto foi interrompida de maneira segura e equipes foram mobilizadas para o reparo, com previsão de retorno em uma semana. As causas da ocorrência estão sendo apuradas. Não há risco de descontinuidade de atendimento pela Petrobras dos compromissos junto aos seus clientes e a Petrobras mantém os órgãos competentes informados.

 

A Companhia Energética de Minas Gerais informou que sua coligada, Renova Energia, em recuperação judicial, iniciou em teste as operações das primeiras sete turbina do parque eólico Abil, pertencente ao complexo Alto Sertão III, Fase A, s, com  potência  instalada total de 21 megawatts.

 

O Banco Inter informou que foi autorizada pelo Banco Central (BC) a aquisição da USEND, companhia de tecnologia financeira sediada nos Estados Unidos, com subsidiárias no Brasil, Canadá e Reino Unido. A autorização pelo BACEN era uma das condições precedentes para a conclusão da aquisição da USEND pelo Inter.

 

A BRF informou que suas subsidiárias integrais indiretas BRF Foods GmbH e One Foods Holdings assinaram um aditivo ao acordo de acionistas e joint venture com a Qatar Holding, subsidiária da Qatar Investment Authority (QIA), anunciado em 30 de novembro, que extingue a opção de venda de titularidade da QIA prevista no acordo e estipula novos termos e condições da parceria entre as empresas na TBQ Foods GmbH.

 

A agência de classificação de risco Fitch Ratings estima um crescimento modesto para o mercado das distribuidoras de energia elétrica brasileiras e alguma melhora nos resultados das geradoras, ainda que as receitas das hidrelétricas continuem pressionadas pelos baixos níveis dos reservatórios.

 

A BB Seguridade emitiu R$ 1,092 bilhão em prêmios em outubro e R$ 10,026 bilhões no acumulado de dez meses do ano, 14,1% e 16,2% acima do registrado nos mesmos períodos de 2020, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgados pela seguradora hoje.

 

A agência de classificação de risco Moody’s estima que a maior parte dos bancos da América Latina terá condições de crédito estáveis em 2022 que se normalizarão, apoiadas pela recuperação econômica global, pela diminuição dos efeitos da pandemia e por uma melhor adaptação de empresas e consumidores.

 

Cynara Escobar e Dylan Della Pasqua / Agência CMA