São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 57,5 pontos em fevereiro, de 55,5 pontos em janeiro, segundo preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
Analistas esperavam 56,0 pontos em fevereiro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 52,5 pontos em fevereiro, de 50,5 pontos em janeiro.
“O ritmo de crescimento econômico acelerou acentuadamente em fevereiro, à medida que as de restrições à covid-19, reforçadas para combater a variante Ômicron, foram redimensionadas. Foi relatado que a demanda reviveu e as restrições de oferta, tanto em termos de disponibilidade de componentes quanto de escassez de pessoal, moderaram”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.
“Com a recuperação da demanda e as empresas vendo um impacto relativamente modesto da Ômicron, as expectativas futuras de produção melhoraram para o maior nível em 15 meses, e o crescimento dos empregos acelerou para o maior desde maio passado”, completou Williamson.