Biden diz que EUA vão revogar status de “nação mais favorecida” da Rússia

581

São Pulo – O presidente Joe Biden disse que os Estados Unidos vão revogar o status de “nação mais favorecida” com a Rússia, juntando-se a aliados ocidentais em uma ação coordenada para punir ainda mais Moscou pela guerra na Ucrânia.
“[A decisão] irá tornar mais difícil para a Rússia fazer negócios com os Estados Unidos”, disse Biden num pronunciamento na Casa Branca. “Ao fazermos isso junto com outras nações, que detém cerca de metade da economia global, daremos um golpe esmagador na Rússia para que ela sofra com as nossas sanções”, completou o presidente.
Biden ainda disse que a União Europeia e o G-7 devem tomar as mesmas medidas. O Canadá já removeu o status de nação mais favorecida da Rússia na semana passada.
O presidente também afirmou que assinará uma ordem executiva para proibir as importações dos Estados Unidos de frutos do mar, diamantes não industriais, além de vodca e outras bebidas alcoólicas da Rússia.
Se o status comercial da Rússia for revogado, o governo Biden e o Congresso poderão impor impostos sobre quaisquer mercadorias que a Rússia exporta para os Estados Unidos.