BCE concluirá APP no 3º tri se perspectiva de inflação continuar, diz Lagarde

682

São Paulo – A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje que a instituição concluirá seu programa de compras de ativos (APP, na sigla em inglês) no terceiro trimestre se novos dados mostrarem que a perspectiva de inflação para o médio prazo se manterá mesmo após o fim das aquisições.
Lagarde ressaltou, porém, que se as perspectivas de inflação de médio prazo mudarem e se as condições de financiamento se tornarem inconsistentes com o progresso em direção à meta do BCE de 2%, a instituição está pronta para revisar o cronograma de compras líquidas de ativos em termos de tamanho e/ou duração.
“Quaisquer ajustes nas principais taxas de juros do BCE ocorrerão algum tempo após o término de nossas compras líquidas sob o APP e serão graduais”, acrescentou, durante evento organizado pelo Banco Central de Chipre.
A chefe do BCE disse ainda que a Europa está entrando numa fase difícil, em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia. “Quanto mais tempo a guerra durar, maiores os custos provavelmente serão”, afirmou ela, acrescentando que o curto prazo trará inflação alta e crescimento mais fraco.
“O quanto a inflação aumenta e o crescimento desacelera dependerá, em última análise, de como o conflito e as sanções evoluem”, disse Lagarde.