Secretário de Paulo Guedes é cotado para Petrobras, mas não preenche critérios

675

São Paulo – Após a desistência de Adriano Pires em aceitar sua indicação à presidência da Petrobras, por motivos pessoais, o nome de um dos auxiliares do ministro da Economia Paulo Guedes passou a ser apontado para o cargo: o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade. Porém, ele não preenche critérios para o cargo de acordo com a legislação.
Segundo o currículo informado no site da pasta, Andrade tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University. Ele se descreve como “empreendedor serial em tecnologia de informação e mercado imobiliário”, fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer. Em 2019 passou da iniciativa privada para a área pública com a missão de ajudar a Transformação Digital do Brasil. Foi Presidente do SERPRO até agosto de 2020, quando assumiu a Secretária Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.
No entanto, especula-se que ele não atenda os critérios estabelecidos pela Lei das Estatais para ocupar a presidência da empresa, como comprovar ao menos dez anos de experiência em empresas públicas ou de economia mista na área de atuação da Petrobras, apresentar uma experiência de quatro anos como diretor da companhia, em cargos comissionados de hierarquia alta no Executivo federal ou em cargos de docência ou pesquisa em setores correlatos à estatal ou ter quatro anos de experiência como profissional liberal em áreas direta ou indiretamente ligadas à petroleira.
Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, no jornal “O Globo”, a experiência profissional de Caio Paes de Andrade não se encaixa em nenhum desses casos, na avaliação de conselheiros ouvidos sob reserva.
O jornal “Estado de S. Paulo” afirma que embora ele seja próximo ao senador Flávio Bolsonaro e tenha avaliação positiva no governo pela implantação da plataforma GovBR, por outro lado, não tem experiência na área de petróleo e gás.
Nicolas Farto, especialista em renda variável da Renova Invest, comentou a notícia da possível indicação na abertura do mercado. “As ações da estatal devem ficar com bastante volatilidade até que se resolva a questão da presidência da companhia. Caio Mario Paes de Andrade parece um bom nome, e se for confirmada a indicação é preciso ver como o mercado vai receber essa informação”.