Banco do Canadá sobe em 0,5 pp a taxa de juros; agora é de 1%

533
Sede do Banco do Canadá /Foto: Banco do Canadá

São Paulo-O Banco do Canadá (BoC) aumentou hoje sua taxa de juros para 1%. O Banco também está encerrando o reinvestimento e iniciará o aperto quantitativo (QT), a partir de 25 de abril. Os títulos do governo do Canadá em vencimento no balanço do Banco não serão mais substituídos e, como resultado, o tamanho do balanço diminuirá com o tempo.
Segundo o BoC, a invasão da Ucrânia pela Rússia, os picos de preços do petróleo, gás natural e outras commodities estão aumentando a inflação em todo o mundo. A interrupção do fornecimento na cadeia de produção também interfere na atividade econômica. “Esses fatores são os principais impulsionadores de uma substancial revisão em alta das perspectivas do Banco para a inflação no Canadá”, diz a nota.
Mesmo com o cenário mundial adverso, o BoC acredita que o crescimento no Canadá é forte e há excesso de demanda. “Os mercados de trabalho estão apertados e o crescimento salarial voltou ao ritmo pré-pandemia e está subindo. As empresas relatam cada vez mais que estão tendo dificuldade em atender à demanda e são capazes de repassar os custos mais altos de insumos aumentando os preços”.
O Banco prevê que a economia do Canadá crescerá 4,25% este ano, antes de desacelerar para 3,25% em 2023 e 2,25% em 2024. A inflação do IPC no Canadá é de 5,7%, acima da previsão do Banco em seu Relatório de Política Monetária (MPR) de janeiro. A inflação está sendo impulsionada pelo aumento dos preços de energia e alimentos e interrupções no fornecimento, em combinação com uma forte demanda global e doméstica.
A estimativa do governo canadense é de ter uma inflação de 2,5% no segundo semestre de 2023 e retorne à meta de 2% em 2024.