Biden confirma envio de nova artilharia de mísseis à Ucrânia

615

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou que enviará milhões de dólares em equipamentos de defesa, incluindo sistemas de mísseis de alta tecnologia, para a Ucrânia para ajudar o país a evitar a invasão das forças russas.

Biden anunciou o envio em um artigo de opinião publicado hoje pelo jornal norte-americano The New York Times. O pacote faz parte dos cerca de US$ 700 milhões em ajuda militar que inclui sistemas de mísseis de médio alcance, helicópteros, sistemas de armas antitanque Javelin, outros veículos e peças de reposição.

Autoridades ucranianas, incluindo o presidente Volodymyr Zelensky, há muito imploram por alguns dos equipamentos para ajudá-los a se defender de combatentes russos em toda a Ucrânia. Os combates começaram no final de fevereiro e agora estão em seu quarto mês.

A decisão dos Estados Unidos de fornecer os sistemas avançados de foguetes tenta encontrar um equilíbrio entre o desejo de ajudar a Ucrânia a combater a artilharia russa, enquanto não fornece armas que poderiam permitir que a Ucrânia atingisse alvos no interior da Rússia e desencadeasse uma escalada na guerra.

Na última segunda-feira, Biden disse que não iria enviar à Ucrânia sistemas de lançamento de foguetes de largo alcance (MLRS).

“Não vamos enviar à Ucrânia sistemas de foguetes que podem chegar à Rússia”, disse o presidente a jornalistas na ocasião.

O governo ucraniano pediu o envio de equipamentos MLRS M270 diversas vezes desde o início do conflito. O armamento tem alcance de até 300 km e poderia chegar ao território russo.