São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 57,0 pontos em maio, de 59,2 pontos em abril, segundo dados revisados publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
A leitura preliminar havia mostrado 57,5 pontos. A previsão era de 57,4 pontos para a leitura revisada. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.
“Uma sólida expansão da produção manufatureira em maio deve ajudar a impulsionar o aumento do PIB durante o segundo trimestre, com o crescimento da produção bem acima da média observada na última década. No entanto, a taxa de crescimento diminuiu à medida que os produtores relatam problemas contínuos com atrasos na cadeia de suprimentos e escassez de mão de obra, bem como um crescimento mais lento da demanda”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.
Um arrefecimento no crescimento de novos pedidos foi, em parte, ligado aos clientes que recuaram nos preços altos, embora também refletisse a escassez e a crescente preocupação com as perspectivas”, complementou.