Ativa apresenta ações recomendadas para junho

688

São Paulo – A corretora Ativa divulgou as principais recomendações para o mês de junho as ações de Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4), JBS (JBSS3), Minerva (BEEF3), Kepler Weber (KEPL3), Petrobras (PETR4), Petro Rio (PRIO3), Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11), Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Lojas Renner (LREN3), Grupo Soma (SOMA3), Arezzo (ARZZ3), Movida (MOVI3), Totvs (TOTS3), Assaí (ASAI3), Grupo Mateus (GMAT3), Petz (PETZ3), Vibra Energia (VBBR3), Yduqs (YDUQ3), Ser (SEER3), Anima (ANIM3), Eletrobras (ELET3), Equatorial (EQTL3), Neoenergia (NEOE3), Raia Drogasil (RADL3), Hypera (HYPE3), Multiplan (MULT3), Rede D’Or (RDOR3), SulAmérica (SULA11) e BB Seguridade (BBSE3).

“De um modo geral, vemos a bolsa mais de lado, porém com possibilidades de bons retornos em commodities e em setores que têm seus fundamentos melhorando. Nesse último aspecto, temos gostado mais do setor de shoppings e de educação, que vêm apresentando melhoras importantes em determinadas variáveis. Portanto, embora com muitas empresas baratas na bolsa, a falta de gatilhos nos afastam de indicar uma compra indiscriminada da bolsa com um todo e, por enquanto, preferimos empresas em setores que possuem um momento favorável em seus fundamentos”, comentou a corretora, em seu relatório “Monitor da Bolsa” de junho de 2022, assinado pelo chefe de pesquisas da Ativa Investimentos Pedro Serra.

Segundo a análise, olhando o copo meio vazio, os mercados devem permanecer sem gatilhos claros de alta até as eleições desse ano. Na nossa visão, [as eleições] não precifica completamente a vitória de nenhum dos dois favoritos que aparecem nas principais pesquisas, ou seja, deixando ainda espaços para novas precificações com os resultados das urnas que ainda seremos conhecedores. Além disso, no cenário internacional, os mercados seguem tensos a cada indicador econômico divulgado, com muitas preocupações rondando o ritmo de aperto monetário do Fed e do BCE, uma vez que muitos investidores se preocupam com a possibilidade de aceleração por parte das autoridades monetárias e, consequentemente, um contágio maior na economia real, com possibilidades de recessão”, diz a corretora.

Olhando para o o copo meio cheio, a Ativa avalia que parece que o Ibovespa encontrou um platô perto dos 100 mil pontos. “Com o nível de valuation descontado da bolsa, mesmo sob uma observação de setor a setor, o mercado parece ter encontrado um limite. Soma-se ao lado otimista, o bom momento que as commodities se encontram, especialmente o petróleo e o minério de ferro, com um razoável potencial de valorização, independente do cenário politico domestico”, conclui.