São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que está seriamente considerando uma suspensão temporária no imposto federal sobre o gás, à medida que a Casa Branca procura medidas para reduzir o custo dos combustíveis antes do feriado de 4 de julho.
Funcionários da Casa Branca dizem que o fim de semana de 4 de julho, quando milhões de americanos devem pegar a estrada para viajar, é um alvo para anunciar novas medidas para ajudar a baixar os preços recordes de gás.
Biden disse que poderia tomar uma decisão sobre a pausa do imposto federal sobre o gás até o final desta semana. “Espero ter uma decisão baseada em dados”, disse o mandatário a repórteres.
O esforço para anunciar novas medidas vem antes de uma reunião que a secretária de Energia Jennifer Granholm planeja se reunir com executivos de petroleiras. A reunião ocorre em meio a crescentes tensões entre a Casa Branca e as indústrias do setor nos Estados Unidos.
No último dia 10 de junho, Biden criticou a ExxonMobil por não produzir mais petróleo, à medida que o aumento dos preços do gás cada vez impacta mais o bolso dos americanos e a popularidade do mandatário continua a cair antes das eleições de meio de mandato.
“A Exxon fez mais dinheiro do que Deus este ano”, disse ele, defendendo o aumento dos impostos sobre as companhias petrolíferas.