PMI industrial do Japão cai 0,6 ponto e fecha em 52,7 pontos em junho

517
Bandeira do Japão hasteada em frente à ONU. / Foto: Vreative commons

O PMI (Purchasing Managers’ Index), ou índice dos gerentes de compras, que mede a saúde geral do setor manufatureiro, caiu para 52,7 pontos em junho, depois de registrar 53,3 pontos em maio. Os dadosforam divulgados pelo Jibun e S&P Global.

De acordo com o relatório, o setor manufatureiro japonês vem sinalizando uma melhora moderada nas condições que, no entanto, foram as mais suaves desde o último setembro.

“As empresas do setor privado notaram um aumento mais robusto nos preços em junho. Embora a taxa de inflação dos preços de insumos tenha permanecido semelhante ao recorde da série de maio, a leve desaceleração da inflação foi o primeiro por cinco meses e forneceu provas provisórias de que o aumento nos preços dos insumos atingiu o pico. Dito isto, os preços cobrados pelos bens e serviços aumentaram a uma taxa sem precedentes pelo segundo mês sucessivo, uma vez que os encargos com materiais e custos de pessoal mais elevados foram parcialmente repassado aos clientes”, afirma o economista Usamah Bhatti, da S&P Global.