O índice de confiança do consumidor da Alemanha para julho caiu para -27,4 pontos, depois de marcar -26,0 pontos em junho (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos GFK. O clima de consumo atingiu, assim, um novo mínimo histórico. Desde o início da pesquisa para a Alemanha como um todo em 1991, esse foi o menor valor registrado.
As expectativas de renda continuam sua queda acentuada em junho. O aumento medido no mês anterior está, assim, se revelando com um fôlego curto. O indicador perde 9,8 pontos e cai para -33,5 pontos. Este é o valor mais baixo em quase 20 anos. Em dezembro de 2002 foram medidos -35,5 pontos. Comparado com o ano anterior, o clima de renda chega a mostrar quase 68 pontos negativos.
“A guerra em curso na Ucrânia e as cadeias de fornecimento interrompidas estão causando a explosão dos preços da energia e dos alimentos, em particular, e tornando o clima do consumidor mais sombrio do que nunca”, explica Rolf Bürkl, especialista em consumo do GFK. “Em particular, o aumento do custo de vida, que atualmente é de pouco menos de 8%, está pesando fortemente no sentimento do consumidor e fazendo com que ele despenque”.