PMI oficial da indústria da China sobe a 50,2 pontos em junho, ante 49,6 pontos em abril

587

A Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP, da sigla em inglês), divulgou o seu PMI (Purchasing Managers Index, ou índice de gerentes de compras) de junho, que ficou em 50,2 pontos. Em maio, o índice havia registrado 49,6 pontos.

Este é considerado o PMI oficial, que é divulgado antes do PMI da Caixin, em parceria com o S&P Global. Os dados são de alta relevância para os mercados financeiros em várias classes de ativos, dada a influência da China na economia global.

Indices abaixo de 50 indicam retração na produção, e se eles ficarem acima deste valor, mostra que a economia está em expansão.

“A atividade manufatureira não foi tão afetada pelas medidas de quarentena do Covid em junho, pois mais fábricas trabalharam em circuitos fechados para evitar distúrbios na produção”, disse a economista-chefe da China, Iris Pang, da ING.

Já o PMI não-industrial foi de 47,8 pontos em maio para 54,7 pontos em junho. “A recuperação do PMI não industrial deveu-se principalmente à mais atividade de construção, e incorporadoras imobiliárias também retomando a construção de casas e escritórios”, conclui Pang.