São Paulo – O Bank of America (BofA) está iniciando a cobertura da Alpargatas (ALPA4) com rating Neutro e preço-alvo de R$ 24, uma valorização de 21,5% sobre a cotação de R$19,74 no encerramento do pregão de ontem. “A gestão de categoria e os esforços que impulsionaram os últimos 4 anos de crescimento, ainda tem espaço para serem executados”, dizem os analistas, que esperam que o esforço de vendas diretas ao consumidor aumentem as margens e apoiem a inovação que os esforços de venda. Os riscos incluem demanda mais fraca, custos de insumos mais altos, concorrência, investimento internacional e execução de Rothy’s.
A Havaianas, principal marca do grupo, tornou-se “uma marca aspiracional de 60 anos”, consideram os analistas do BofA. É conhecida por sua alta qualidade, longevidade e, mais recentemente, moda e inovação. “Continuamos a perceber oportunidades de longo prazo de esforços diretos ao consumidor, gerenciamento de categorias, otimização de canais, dados demográficos com pouca penetração, categorias de estilo de vida adjacentes e expansão internacional.”
A participação de 49,9% da Alpargatas em Rothy’s agrega potencial para criação de valor fora do mercado central da companhia no Brasil, segundo os analistas do BofA, que já vislumbram investimentos da ordem de R$200 milhões na nova marca para acelerar seu crescimento.
“A marca digital nativa e modelo verticalmente integrado produz uma ampla gama de calçados, bolsas e acessórios. Os produtos são tecidos a partir de PET reciclado, os processos minimizam o desperdício e seu posicionamento ressoa com consumidores afluentes e ambientalmente conscientes”, diz o BofA. “A Rothy’s, embora deficitária, cresceu rapidamente e esperamos a injeção de capital de US$ 200 milhões da Alpargatas para acelerar o crescimento.”