Lucro líquido da Telefônica Brasil soma R$ 746 mi no 2T22, queda de 44,6% em base anual

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São Paulo, 26 de julho de 2022 – A Telefônica Brasil, dona da Vivo, apresentou um lucro líquido de R$746 milhões no segundo trimestre de 2022, queda de 44,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A receita operacional líquida da empresa somou R$ 11,8 bilhões, altade 11,1% na comparação anual, ou 7,6% excluindo efeito da aquisição da Oi Móvel), impulsionada pela receita de serviço móvel (+15,1% ou +9,4% excluindo efeito da aquisição da Oi Móvel) e de aparelhos (+26,4% a/a).

A receita fixa total manteve o desempenho positivo (+1,7%), com destaque para a receita de Fiber To The Home (FTTH), que cresceu 23,7% em base anual.

A base de clientes atingiu 114 milhões de acessos totais, com as adições líquidas na móvel totalizaram 13,9 milhões no trimestre, sendo 12,6 milhões provenientes da aquisição da Oi Móvel.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)recorrente foi de R$ 4,6 milhões, alta de 8,3 % na base anual. A margem ebitda recorrente caiu 1,0 ponto percentual (pp), para 38,7% na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o do ano passado.

A receita líquida Móvel cresceu 16% na comparação anual, com alta de 15,1% da receita do serviço móvel, que seria de 9,4% ao excluir o efeito da aquisição da Oi Móvel.

A receita de pós-pago representa 80% da receita do serviço móvel e cresceu 14,4% no segundo trimestre, em base anual, devido aoincremento expressivo da base de clientes e aos reajustes anuais de preço. A receita de pré-pago aumentou 18,3% na mesma base.

“No último trimestre, incorporamos 4.671 mil acessos pós-pago com a aquisição da Oi Móvel. Além do crescimento inorgânico da base, adicionamos 1.361 mil acessos pós-pago de forma orgânica nos últimos 3 meses, tanto pela migração de pré-pago para controle, quanto pelo saldo positivo de portabilidade de outras operadoras. O churn mensal pós-pago (ex-M2M) se manteve em níveis mínimos históricos, em 1,1%”, disse a companhia.

A receita core fixa aumentou 10,8% na comparação anual. A receita líquida deste segmento cresceu 1,7%, impulsionada pela maior representatividade da Receita Core Fixa (+10,8% a/a), que corresponde a 73,3% (+6,0 p.p.) da receita líquida fixa. A receita não-core caiu 17,1%, para R$ 992 milhões.

CUSTO OPERACIONAL

Os Custos Operacionais Recorrentes da companhia, excluindo gastos com Depreciação e Amortização, subiram 12,9% quando comparados ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 7,253 bilhões no segundo trimestre, acima da inflação (IPCA-12 meses) que no período cresceu 11,9%.

MÓVEL

O total de acessos atingiu 99,199 milhões no trimestre, representando uma aumento de 22,5% frente ao mesmo período de 2021. O market share total da Vivo atingiu 38,1%, um avanço de 5,1 pp ante o segundo trimestre do ano anterior.

No pós-pago, a Vivo alcançou 56,934 milhões de acessos, crescimento de 20,9% na mesma base de comparação. O ARPU móvel diminuiu 6,5% no trimestre, para R$ 25 por mês.