Potencial de produção de novo poço do pré-sal supera expectativa da Petrobras

686

São Paulo – A Petrobras informou hoje que o novo poço do pré-sal da Bacia de Campos, colocado em operação no início de agosto, tem um potencial de produção de 15 mil barris de óleo por dia, superando as estimativas iniciais da companhia, segundo análises preliminares.

O poço MLS-233, interligado à plataforma P-40, simboliza o início da produção do pré-sal do campo de Marlim Sul e se trata de um Teste de Longa Duração (TLD), cujo objetivo é coletar informações sobre o reservatório para subsidiar o plano de explotação da jazida, explicou a empresa, em nota.

Paradas programadas na Replan

A Petrobras informou hoje que iniciou na última segunda-feira (15/8), paradas programadas de manutenção de duas unidades de produção da Refinaria de Paulínia (SP), a Replan: as unidades de Destilação e de Coqueamento, já anunciadas anteriormente por sua diretoria executiva.

A empresa afirma que durante a manutenção, parte da Replan seguirá em operação e o atendimento aos compromissos comerciais será mantido, sem comprometimento dos contratos firmados junto aos clientes.

As unidades em parada fazem parte do processo de refino de petróleo, explica a companhia. “A destilação é a etapa inicial do processo, na qual o petróleo é aquecido e ocorre a separação física de derivados, como o diesel, o querosene de aviação, nafta, óleo combustível, entre outros. A unidade de coqueamento faz parte da etapa de conversão, em que os compostos mais pesados são convertidos em produtos mais leves, como o diesel, nafta e GLP, aumentando o aproveitamento do petróleo”, disse a Petrobras, em nota.

A parada de manutenção é um procedimento de rotina nas instalações industriais da Petrobras, realizadas com o objetivo de manter a segurança, restabelecer as capacidades operacionais e promover melhorias no processo produtivo.

Durante o período de manutenção, serão executados serviços nos equipamentos das duas unidades, como inspeção, reparos e substituição de componentes.

Para a execução dos serviços, foram contratadas oito empresas, que atuarão nas frentes de trabalho, contando com cerca de 3.500 trabalhadores no total. Esse contingente de profissionais é demandado de forma escalonada durante o período das paradas.

A Replan é a maior refinaria da Petrobras, responsável por cerca de 20% de todo o refino de petróleo da companhia, e sua produção abrange 30% do território brasileiro. Em julho, a Replan atingiu o recorde de produção mensal de diesel S-10, com a marca de 3.196 mil barris, o que permitiu aumentar o estoque do produto.