RADAR DO DIA: Juros nas alturas; IGP-M recua 0,70% em agosto

557

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em alta. O mercado ainda digere as declarações do presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, na sexta-feira (26), durante o simpósio anual do Federal Reserve (Fed), em Jackson
Hole (EUA).

Powell disse que o Fed não afrouxará na luta contra a inflação e que continuará a elevar juros, mesmo que isso cause sofrimento às pessoas e empresas. O pronunciamento de Powell deixou claro que o ciclo de alta de juros vai continuar e que a previsão é um novo avanço de 0,75 ponto percentual para a próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto, no dia 21 de setembro.

Na Europa, com os preços do gás e da eletricidade pressionando as margens das empresas, o que pode levar a mais pressão sobre o núcleo da inflação nos próximos meses,
analistas já afirmam que a recessão é inevitável.

Por outro lado, o esfriamento da economia e novos aumentos nas taxas de juros devem funcionar para reduzir a inflação na região. A taxa de inflação na zona do euro subiu para 8,9% em julho, acima dos 8,6% registados em junho.

Por aqui, ontem foi divulgado os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente a julho, que ficou negativo se comparado a junho. O país criou 218.902 empregos com carteira assinada, 59.042 a menos que no mês de junho. O salário médio cresceu 0,80%. No acumulado de 2022, o saldo é de 1,5 milhão de empregos.

Hoje pela manhã saiu o Índice Geral de PreçosMercado (IGP-M), que recuou 0,70% em agosto, após alta de 0,21% no mês anterior. Com este resultado, o índice acumula alta de 7,63% no ano e de 8,59% em 12 meses. Em agosto de 2021, o índice havia subido 0,66% e acumulava alta de 31,12% em 12 meses.

No setor corporativo, a Petrobras informou que está em curso a fase vinculante referente à venda integral da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), localizada em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul.Os potenciais compradores habilitados para essa fase, em conformidade com os critérios publicados no teaser, receberam process letter com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento.

A Ativa Investimentos avaliou que a perspectiva de desaceleração econômica no segundo semestre pode ser o gatilho para que o mercado de crédito piore de maneira categórica,
principalmente à pessoa física. O comentário foi feito em análise especial sobre crédito, após a divulgação de dados pelo Banco Central, em que destacou que viu sinais de piora, mas ainda não “alarmante”.

A Oi, em recuperação judicial, enviará ao seu conselho de administração uma proposta de grupamento de ações para deliberação dos acionistas em assembleia extraordinária a
ser convocada e realizada ainda neste ano, para enquadrar a cotação de suas ações em valor igual ou superior a R$ 1,00 até 17 de fevereiro de 2023 ouaté a data da reunião.

A Companhia Brasileira de Distribuição, o Pão de Açúcar, informou o encerramento do Contrato de Prestação de Serviços de Formador de Mercado celebrado com Credit Suisse (Brasil) S.A. Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, que foi firmado em 03 de maio de 2018, conforme aditado.

A Warren Investimentos divulgou sua nova carteira recomendada semanal formada por cinco ações. As novas ações escolhidas foram Engie Brasil (EGIE3), Lojas Renner (LREN3) e Petrobras (PETR4), que agora se juntam a Santander (SANB11) e JBS (JBSS3). As ações que deixaram a carteira foram Brasil Agro (AGRO4), Cemig (CMIG4) e Eneva (ENEV3).

Em 2021, o modal aéreo brasileiro registrou aproximadamente 67,4 milhões de passageiros transportados, um aumento de 30% em relação ao total de viajantes em 2020. Houve
acréscimo de aproximadamente 600 mil voos regulares e não-regulares, o que representou um crescimento de 29% na comparação com o ano anterior, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresentados na sexta-feira (26/8).

Hapvida NDI fechou um acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos EUA, para desenvolvimento de pesquisas científicas no Brasil e formação de especialistas. A companhia quer é se tornar referência em estudos clínicos e médicos na América Latina com laboratórios e centros de formação de especialistas em Belém, Fortaleza, Goiânia, São Paulo e Ribeirão Preto (SP).