Analistas veem nova concessão da Ecorodovias em SP com otimismo por capex baixo

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São Paulo – O Itaú BBA está revisando sua classificação e preço-alvo para Ecorodovias (ECOR3) depois da outorga fixa de R$ 1,2 bilhão oferecida pela companhia na última semana, em um leilão marcado por um nível de concorrência não visto no setor há bastante tempo, segundo os especialistas.

Segundo cálculos dos analistas, o trecho arrematado pela companhia, a rodovia Noroeste Paulista, gerará um valor presente líquido de quase R$ 500 milhões para a empresa – cerca de 13% de seu valor de mercado, no fechamento de sexta-feira – e uma taxa interna de retorno alavancada de 13,3% em termos reais.

Além disso, a Noroeste Paulista não terá impacto nas finanças da empresa em 2022, tendo em vista que a taxa de outorga deverá ser desembolsada no final do 1S23. O risco de execução é baixo, a maior parte do terreno é plano e o trabalho de engenharia a ser feito é simples. A Ecorodovias assume uma tendência de queda até 2026, quando os preços devem se estabilizar em termos reais.

O BBA considera que o lance da semana passada seja parte da estratégia de longo prazo da Ecorodovias. Com o lance vencedor de sexta-feira para o Noroeste Paulista, a Ecorodovias já venceu três leilões significativos desde 2021. Os outros dois são a BR-116 em maio e a BR-153 no ano passado. Isso equivale a um capex adicional de R$ 30 bilhões a ser implantado nas próximas décadas, segundo estimativas do governo, diz análise. “Noroeste Paulista consolida a posição competitiva da empresa e diversifica seu portfólio , já que cerca de 40% do ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) total no 2T22 veio da Ecovias dos Imigrantes.”

O BTG Pactual, por sua vez, mantém classificação de compra para ECOR3 porque, na visão dos analistas, continua sendo uma boa escolha em um cenário de flexibilização das taxas de juros. Por outro lado, alta alavancagem e capex são os principais ventos contrários para o semestre.

 

“Eles estão trabalhando com o tráfego no primeiro ano da concessão 5% acima do número do governo, pois estão usando tráfego no período de LTM que termina em agosto. Além disso, o Opex está 22% abaixo das estimativas governamentais, principalmente devido às sinergias de serviços compartilhados, em linha com a premissa utilizada em projetos recentes e os montantes de opex de projetos mais antigo”, diz o BTG, que retoma queo capex está14% abaixo das estimativas governamentais, refletindo principalmente o menor capex de manutenção após 5 anos do concessão.

Por volta das 12h40 (horário de Brasília) o papel da empresa (ECOR3) tinha alta de 4,21%, a R$ 5,69.