Levante tem visão positiva de parceria da Eve com empresa indiana Blade

428

São Paulo – A Levante Investimentos vê com otimismo a parceria da Eve com a Blade na criação do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) do país. Os analistas da Levante acreditam que será de grande proveito para ambas as empresas, dadas as singularidades do mercado indiano: economia emergente em rápido desenvolvimento, numerosa população, grande extensão, infraestrutura deficitária, congestionamentos e legislação de trânsito.

A EVE Holdings é uma subsidiária da Embraer (B3: EMBR3) que desenvolve aeronaves elétricas de mobilidade urbana (UAM) com capacidade de decolagem e pouso vertical eVTOL (electric Vertical Take off and Landing). Ontem a controlada da Embraer anunciou que firmou mais uma parceria estratégica, desta vez, com a empresa indiana de fretamento de helicópteros e jatos executivos Blade.

O acordo contempla a encomenda condicional de 200 aeronaves, serviços e suporte e a solução de software para Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (UATM). Adicionalmente, as companhias intencionam colaborar em um projeto piloto de três meses, conectando passageiros de aeroportos locais utilizando a frota existente de helicópteros da Blade e o software UATM em desenvolvimento da EVE.

O deal anunciado vem na sequência de uma série de notórias parcerias performadas pela subsidiária resultante do spin-off da EmbraerX, braço interno de inovação da Embraer como o acordo feito em julho com a Falcon Aviation Services, empresa de aviação executiva que opera no Oriente Médio e África, a parceria anunciada ao final de maio com a Porsche Consulting na definição da estratégia global de fabricação, cadeia de suprimentos e logística das aeronaves, além de acordos na Austrália e Nova Zelândia para o desenvolvimento da integração urbana das aeronaves.

“E, ainda mais importante, o recente deal findado no início do mês com a United Airlines, o qual se configurou como a maior encomenda de aeronaves da EVE por uma única operadora aérea até a presente data e abrangendo colaborações para o desenvolvimento e introdução das aeronaves no ecossistema UAM dos Estados Unidos” diz a Levante.