Banco Central da China adverte setor bancário contra especulações da moeda e evitar desvalorização

705
Foto: Freeimages.com/ Martin Boulanger

O Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país) divulgou uma nota na noite desta quarta-feira, anunciando que está acompanhando os desdobramentos da desvalorização do renminbi, e que fará de tudo para manter a estabilidade da moeda.

“O mercado de câmbio é de grande importância, e manter a estabilidade é a primeira prioridade. Não aposte na valorização ou desvalorização unilateral da taxa de câmbio”, disse Liu Guoqiang, vice-governador do Banco Popular da China e presidente do Comitê Gestor do Mercado de Câmbio da China.

O banco apontou que a taxa de câmbio do renmimbi vem estável desde o início do ano. “Em comparação com muitas economias que correm o risco de estagflação, a economia do país continua a recuperar e a desenvolver-se em geral. O nível de preços está basicamente estável e o superávit comercial deverá permanecer elevado. Com o efeito das macropolíticas, os fundamentos econômicos serão mais sólidos”, afirmou.

“O atual funcionamento do mercado de câmbio é geralmente padronizado e ordenado, mas também há fenômenos como algumas empresas que seguem a tendência de ‘especular câmbio’ e instituições financeiras que operam em violação aos regulamentos”.

Para manter a estabilidade da moeda, o banco informou que “o próprio banco deve razoavelmente realizar transações proprietárias com base no princípio da neutralidade de risco e fornecer liquidez real ao mercado, para promover a publicidade e a promoção da neutralidade de risco para empresas e instituições financeiras”, conclui.