Receita das empresas deve crescer 23% no terceiro trimestre, diz XP

495

São Paulo – A XP Investimentos divulgou uma análise sobre o que esperar para a temporada de balanços 3T22 e entre as empresas cobertas pela corretora, espera destaque para os setores de Bancos, Varejo alimentar, Varejistas de alta renda, Papel e Celulose, Shoppings e Telecom.

Em relação ao mesmo período de 2021, o mercado espera um crescimento do Lucro por Ação (LPA) das empresas do Ibovespa em 19%, provavelmente explicado pela recuperação no cenário doméstico e a maior capacidade de repasse da inflação aos consumidores dizem os analistas.Já em relação ao Lucro Operacional (EBITDA) das empresas, o mercado espera +25% de crescimento. E para a receita, o consenso também espera sólido crescimento de +23%. Por fim, em relação ao trimestre anterior, o mercado espera certa estabilidade em receita e ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

A XP acredita que durante essa temporada de balanços, investidores irão analisar os impactos da inflação e das disrupções nas cadeias de suprimentos globais, e se as empresas estão conseguindo repassar custos maiores adiante. Para exportadores de commodities, dizem os analistas, preços menores desses materiais durante o terceiro trimestre podem ter um impacto negativo, que pode ser parcialmente compensado pelo dólar mais forte.

Com riscos maiores de uma recessão econômica nas principais economias do mundo, as projeções de Lucro por Ação para os próximos 12 meses, 2023 e 2024 caíram levemente durante o trimestre. Ainda segundo a análise, ao longo do período, as projeções de lucros foram revisados para baixo entre 0,2%-1,8%.