Setor privado cria 239 mil vagas em outubro nos EUA, segundo pesquisa ADP

1007

O setor privado dos Estados Unidos criou 239 mil vagas de trabalho em outubro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.

Analistas esperavam a criação de 195 mil vagas. O número de vagas criadas em setembro foi de 208 mil.

Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, cortaram 37 mil vagas em setembro. As médias (de 50 a 499 empregados) cortaram 23 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, cortaram 4 mil vagas no período.

Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – fechou 8 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 247 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas fecharam 20 mil postos, as empresas de extração e mineração criaram 11 mil vagas e o setor de construção abriu mil vagas.

“Este é um número realmente forte, dada a maturidade da recuperação econômica, mas a contratação não foi ampla. Produtores de bens, que são sensíveis a taxas de juros, estão recuando e os que mudam de emprego estão exigindo ganhos salariais menores. Enquanto estamos vendo sinais de destruição da demanda impulsionada pelo Fed, está afetando apenas alguns setores do mercado de trabalho, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP.