Pão de Açúcar votará proposta de redução do capital mediante entrega de ações do Éxito em assembleia

1032

São Paulo – O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar aprovou a proposta da administração para submeter para deliberação dos acionistas na assembleia extraordinária a ser convocada para 14 de fevereiro, para redução do seu capital social mediante entrega de ações do Éxito aos seus acionistas, na proporção de suas respectivas participações no capital social da companhia, no âmbito da segregação dos seus negócios e da controlada.

A proposta prevê o aumento do capital social da companhia, no valor de R$ 2,6 bilhões, mediante a capitalização de reservas e sem a emissão de novas ações, e a redução do capital social, em R$ 7,1 bilhões, que prevê manter inalterado o número de ações, mediante a entrega de ações ordinárias de emissão do Éxito de propriedade da companhia, aos seus acionistas, na proporção de suas respectivas participações no capital social da companhia.

A redução do capital se dará mediante a entrega aos acionistas do GPA, de 1.080.556.276 ações ordinárias de emissão do Éxito de propriedade do GPA, sendo quatro ações de emissão do Éxito para cada ação do GPA.

As ações de Éxito a serem entregues aos acionistas do GPA correspondem a 86,3% da participação do GPA no capital social do Éxito (excluídas as ações em tesouraria), cujo valor contábil corresponde ao valor da redução de capital ora proposta, com data base em 30 de setembro de 2022, conforme informado no ITR do 3º trimestre de 2022 do GPA.

Após a conclusão da transação, o grupo Casino deterá 47% do capital social do Éxito (incluindo a participação de 13% que será mantida pelo GPA), sendo 53% detido pelos demais acionistas.

Por se tratar de ações emitidas por emissor estrangeiro, as ações do Éxito serão distribuídas aos detentores de ações de emissão do GPA, na forma de Brazilian Depositary Receipts patrocinados Nível II lastreados em ações ordinárias de emissão do Éxito (BDR), a serem admitidos à negociação na B3; e aos detentores de American Depositary Receipts de emissão do GPA, na forma de American Depositary Receipts Nível II lastreados em ações ordinárias de emissão do Éxito (ADRs), a serem admitidos à negociação na New York Stock Exchange.

O prazo de 60 dias para oposição dos credores, em conformidade com o disposto no artigo 174 da Lei das Sociedades por Ações, iniciar-se-á na data da publicação da ata da AGE, a qual será devidamente informada ao mercado.

A distribuição dos BDRs e ADRs aos acionistas e detentores de ADRs do GPA em decorrência da redução de capital ocorrerá após o final do prazo de oposição de credores e a obtenção dos registros dos programas de BDRs e ADRs do Éxito e suas respectivas listagens, os quais se encontram em andamento, conforme data de corte e procedimentos a serem informados oportunamente, o que o GPA espera ocorra no primeiro semestre de 2023.

As ações e os ADRs do GPA continuarão a ser negociados com direito ao recebimento dos BDRs e ADRs de Éxito, conforme o caso, até a data de corte, que, uma vez determinada, será informada ao mercado.

Exclusivamente durante o prazo de 30 dias após a efetiva entrega dos BDRs e dos ADRs, os detentores de BDRs que quiserem converter seus BDRs em ADRs ou em ações de emissão do Éxito e os detentores de ADRs que quiserem converter seus ADRs em BDRs ou em ações de emissão do Éxito, poderão fazê-lo sem a cobrança da taxa de cancelamento ou da taxa de emissão dos BDRs e ADRs, conforme o caso, pelos respectivos depositários.

“Sendo o GPA um dos maiores grupos de varejo alimentar da América do Sul, líder no segmento de supermercados premium e de proximidade e líder no e-commerce alimentar no Brasil, e Éxito, o maior operador de shopping centers na Colômbia e um líder absoluto no mercado varejista de alimentos na Colômbia e no Uruguai, reforçamos que a Transação possui um potencial de destravamento de valor a ser capturado de forma isonômica por todos os acionistas do GPA”, comentou a empresa, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Por fim, a companhia informou que realizará, amanhã, dia 10 de janeiro, às 08h30, uma vídeo conferência para apresentar os principais aspectos da transação, com uma seção para perguntas e respostas ao final e com tradução simultânea para o inglês.