São Paulo – Os mercados digerem os discursos favoráveis de dirigentes do banco central norte-americano e dados econômicos mais positivos na semana passada, que aumentam a expectativa dos investidores por uma possível desaceleração ou pausa nos aumentos de juros do Federal Reserve no final deste mês.
A semana também será marcada pela divulgação de resultados corporativos no exterior, de gigantes como Microsoft, Johnson & Johnson, Tesla, IBM, Boeing, entre outras.
Por conta do Ano Novo Lunar, os mercados asiáticos estarão fechados durante toda a semana.
Por aqui, o mercado tenta entender a proposta de criar uma moeda comum com a Argentina, citada pelo presidente Lula e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em viagem na Argentina. O governo realiza a primeira viagem internacional e terá compromissos nos próximos dois dias em Buenos Aires.
Os próximos passos da recuperação judicial da Americanas e seus impactos para o mercado também seguem no radar.
No fim da semana, a temporada de balanços no Brasil começa com os números da Cielo, na quinta-feira (26/1), após o encerramento do pregão.
No âmbito corporativo, o trio de acionistas da Americanas Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira publicou uma nota, neste domingo (22), em que diz não ter tido conhecimento das inconsistências contábeis que levaram ao rombo bilionário da companhia.
O conselho de administração da Americanas elegeu Camille Loyo Faria para exercer as funções de Diretora Financeira e Diretora de Relações com Investidores da Companhia, a partir de 1º de fevereiro. João Guerra permanecerá atuando interinamente como diretor-presidente.
O ex-presidente da Americanas até a descoberta do rombo contábil de R$ 20 bilhões, Sérgio Rial, apresentou sua renúncia ao cargo de membro do conselho de administração e dos comitês de assessoramento do órgão no Santander Brasil. Deborah Stern Vieitas, vice-presidente do conselho, assumirá suas funções até a data da próxima Assembleia Geral Ordinária da Companhia, agendada para 28 de abril.
A Rumo, empresa de logística do grupo Cosan, concluiu as obras em trecho ferroviário da Malha Paulista no Município de São Carlos (SP) e retomou suas operações.
Marco Geovanne Tobias da Silva foi indicado para ocupar o cargo de Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil.