EUA estão discutindo com UE e G7 teto de preço aos produtos petrolíferos russos, diz Yellen

910

São Paulo – Os Estados Unidos estão discutindo com seus parceiros da União Europeia (UE) e do Grupo dos Sete (G7) um “nível apropriado” de preços máximos para os produtos petrolíferos russos, disse a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, a repórteres durante uma viagem à África do Sul.

“Estamos discutindo com todos os nossos parceiros – a coalizão do G7+ e a comunidade europeia – qual é o nível apropriado de controle de preços”, declarou Yellen quando questionada sobre uma proposta da Europa de estabelecer um teto de US$ 100 por barril para produtos petrolíferos russos premium, como diesel, e um limite de US$ 45 por barril para produtos com desconto, como óleo combustível.

“Estou encorajada a chegarmos a um acordo até 5 de fevereiro”, data em que a proibição da UE à importação de produtos refinados da Rússia entra em vigor, disse ela.

A autoridade manifestou sua confiança de que as partes chegarão a um acordo, mas frisou que, por enquanto, não revelará “detalhes concretos finais” sobre o assunto.

“Levamos muito a sério as sanções que impusemos à Rússia… E a violação dessas sanções por empresas locais ou por governos, responderíamos a isso de forma rápida e severa”, completou Yellen.