RADAR DO DIA: Atenção à política monetária global, balanços e volta dos trabalhos em Brasília

837

São Paulo – Nesta semana, os investidores ficam atentos às decisões dos juros básicos pelos bancos centrais. Aqui no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vá manter a taxa básica de juros em 13,75%, nos Estados Unidos, a previsão de é de alta de 25 pontos base, e na Europa, em 50 pontos base.

Os balanços corporativos devem trazer os resultados do quarto trimestre de 2022 da Vale (produção e vendas), nesta terça-feira, 31, e o balanço financeiro do Santander na quinta (7/1) e, nos EUA, das big techs Amazon, Meta, Alphabet e Apple.

A China também volta ao radar do mercado, após o feriado de uma semana do Ano Novo Lunar e a promessa, no último fim de semana, de promover uma recuperação do consumo, o que cria perspectivas favoráveis para as commodities brasileiras.

Em Brasília, mais uma semana que promete ser agitada, com o retorno dos trabalhos no Legislativo e no Judiciário e as eleições dos líderes do Senado e da Câmara na próxima quinta-feira. O presidente Lula recebe o chanceler alemão Olaf Scholz, que irá anunciar doação de R$ 170 milhões com o retorno do Fundo Amazônia.

Nesta segunda-feira, as instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central (BC) na pesquisa Focus elevaram de 5,48% para 5,74% a previsão para a inflação medida pelo Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023.

No radar corporativo, a CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens informa que relativo à potencial aquisição e da Oner Travel, as partes decidiram, de comum acordo, encerrar as respectivas negociações sem dar seguimento ao negócio.

A Petrobras informou que o seu novo presidente Jean Paul Prates, participa, nesta segunda-feira, do Programa de Aceleração do Empreendedorismo Regional (REAP) do Massachussets Institute of Technology (MIT), que será realizado pela primeira vez no Brasil.

A Petrobras também divulgou comunicado esclarecendo que ainda não foi comunicada formalmente sobre a indicação dos membros da diretoria da companhia.

A Americanas informa que, em referência ao pedido de esclarecimentos enviado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a notícia veiculada pelo jornal Valor Econômico em 25/01, “Bradesco diz que comitê independente da Americanas de independente não tem absolutamente nada” comunica “que tem sido alvo de inúmeros rumores e especulações no mercado, os quais não possuem qualquer fundamento na realidade.”

A Petrobras informa que recebeu hoje, à vista, montante de R$ 1,3 bilhão, referente ao complemento da compensação firme (earnout) do exercício de 2022, do bloco de Sépia. O montante já inclui o valor do gross-up dos impostos incidentes referentes às participações de 28%, 21% e 21% da TotalEnergies, Petronas e QatarEnergy Brasil, respectivamente, em Sépia.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima redução da carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) em três subsistemas em fevereiro, com desaceleração em 1,5% (73.221 MWmed). Para as previsões de carga da próxima semana operativa, foram consideradas premissas como as sinalizações meteorológicas indicando estabilidade em relação às temperaturas observadas na semana em curso em quase todas as capitais dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul.

O Ministério Público Federal em Minas Gerais informou ontem (26/1) que as mineradoras envolvidas no rompimento da barragem de Fundão, de propriedade das mineradoras Samarco, Vale e BHP, em 2015, e a Fundação Renova devem voltar a pagar ICMS e royalties pela geração e distribuição de energia da usina hidrelétrica Risoleta Neves aos municípios mineiros de Rio Doce e de Santa Cruz do Escalvado.