CMA ENTREVISTA: Caso Americanas é péssimo para o mercado e CVM deve atuar com firmeza (vídeo)

866

São Paulo – No programa CMA Entrevista, a editora de Empresas e Ações da Agência CMA, Cynara Escobar, conversou com Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos, sobre os impactos do caso da Americanas para o mercado.

O especialista considera o evento curioso e acha que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pode usar esse caso como um marco para o futuro. “Uma coisa que existe no mercado é risco moral. Ainda não se sabe o que houve mas, se houve fraude, o ideal é que as pessoas [envolvidas] sejam punidas. Por que se não forem, isso abrirá um precedente para que, daqui cinco anos, apareça uma outra empresa e diga ah, não sabia que a gente tinha um rombo de 50 bilhões e outra empresa quebrando”, opina.

Na sua avaliação, o impacto para o mercado é péssimo, com novos casos surgindo após o caso da Americanas após um período sem recuperações judiciais (RJ) – ele mencionou Marisa e Light, no entanto, até 9/2, a Light não entrou com pedido de RJ, mas levantou suspeitas do mercado por ter anunciado a contratação, à pedido da CVM, da Laplace Finanças “para assessorá-la na avaliação de estratégias financeiras que viabilizem a melhoria de sua estrutura de capital e de alternativas para tanto.”

A Marisa informou que, em continuidade ao processo de otimização financeira e aprimoramento de sua estrutura de capital, contratou a BR Partners para assessorá-la no processo de renegociação de seu endividamento financeiro e a Galeazzi Associados para apoiá-la no aperfeiçoamento de sua estrutura de custos.

No entanto, ele acha que os bancos não vão quebrar, haverá um impacto em cadeia, mas nada tão grave.

Em relação aos investimentos, Brasil aponta que o segmento de varejo já não era avaliado como um setor fácil, por trabalhar com margens muito apertadas. Não vejo perspectiva de recuperação para Americanas.

Já para o Mercado Livre e Magalu, a notícia é favorável, com ganho de mercado imediato, principalmente para a segunda, por conta da similaridade com a operação da Americanas, que combina varejo físico e digital. Mas em termos de investimento, o papel da Magazine Luiza já pode estar muito valorizado, pois a ação subiu bastante nos últimos dias, diz Brasil.

Se existe uma estratégia para blindar os investimentos de episódios como esse, o fundador da Gava Investimentos afirma que é difícil prever casos como esse e que a saída é a diversificação. “Se o relatório é falso, criminoso, ou se houve incompetência das auditorias, o investidor intermediário, que abre os relatórios, não ia achar isso no relatório. As margens eram ruins, ok, mas poderiam melhorar. Outra opção é ter uma estrutura de opções como uma trava, um seguro, caso a ação caia muito, mas isso acaba reduzindo a rentabilidade, eu não gosto”, recomenda o analista da Gava.

Acompanhe a íntegra da entrevista no link abaixo:

(https://www.youtube.com/watch?v=TNbdQaGwfUs)

O vídeo faz parte da programação da CMA TV. No CMA Entrevista, os jornalistas da redação da Agência CMA vão ouvir especialistas sobre temas de relevância para o mercado financeiro, tentando antecipar cenários.

Se inscreva no canal da CMA no Youtube e ative as notificações para receber os vídeos produzidos pela Agência CMA.

(https://www.youtube.com/user/CMAMarkets)

Siga também nossas outras redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/cmamercados/ Facebook: https://www.facebook.com/cmamarkets/ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cmam… Twitter: https://twitter.com/agenciacma Telegram: https://t.me/agenciacma

Cynara Escobar / Agência CMA

Copyright 2023 – Grupo CMA