Com calor e diminuição das chuvas, ONS prevê elevação de 1% na carga do sistema em fevereiro

1267

São Paulo – A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) deve subir 1% em fevereiro, totalizando 75.099 megawatts (MW) médios, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), como reflexo das elevadas temperaturas nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, apesar da desaceleração das atividades econômicas observada nos últimos meses, efeitos associados aos dias de Carnaval ocorridos nos anos passados e sinalizações meteorológicas para o período.

No Sudeste/Centro-Oeste, a previsão é de temperatura estável, exceto no Rio de Janeiro que deverá apresentar um leve declínio. No Sul, há expectativa de declínio de temperatura nas três capitais. As capitais do Nordeste e Norte, seguem com condições de tempo estável, semelhante à semana atual e típicas para essa época do ano.

Os valores de carga previstos indicam variação negativa de 0,6% para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste e crescimentos de 1,7%, 1,6% e 9,9% para os subsistemas Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano anterior. O órgão ressalta que a carga do subsistema Norte está influenciada pela retomada de um CL da rede básica do setor de alumínio, que vem ocorrendo de forma gradativa ao longo dos últimos meses.

O órgão prevê que, para a próxima semana na comparação com a atual, uma ascensão nas afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte, enquanto no Nordeste deve ocorrer uma diminuição. A previsão mensal para fevereiro indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para os subsistemas Sul e Nordeste e acima da média histórica para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Norte, afirma o operador em seu boletim semanal.

No período, a previsão de vazões para o país no próximo mês seguem acima da média de longo termo. As chuvas sobre os reservatórios das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Norte deverão ficar em 106% da média de longo termo (MLT), enquanto no Sul e no Nordeste, a projeção para as chuvas ficou em 94% da média.

A estimativa do ONS é que os reservatórios das hidrelétricas no Sudeste, que concentram a maior capacidade de armazenamento no país, terminem o mês de fevereiro com nível de 73,1%, enquanto o Sul tem nível previsto em 86,4%. Os reservatórios do Norte devem fechar o período com 72,5% da capacidade e os do Nordeste com estimativa de 76,0%.

O Custo Marginal de Operação (CMO) médio semanal permanece nulo em todos subsistemas.

Além disso, o ONS afirmou que para a semana operativa de 18 a 24 de fevereiro, houve oferta de energia do Uruguai e não houve oferta de energia da Argentina. O ONS explica que, de acordo com a Portaria MME 339/2018, as ofertas para importação de energia não foram consideradas na elaboração do programa mensal da operação.