Governador de SP diz que terá apoio da iniciativa privada para reconstruir áreas afetadas pelas chuvas

749

São Paulo – O governador do estado de São Paulo Tarcísio de Freitas disse, em entrevista a jornalistas na manhã desta quarta-feira, que terá apoio da iniciativa privada para apoiar na reconstrução dos locais afetados pela chuva nos municípios do litoral norte, como São Sebastião, onde 48 pessoas morreram no último final de semana e que usará este episódio como um modelo de atuação em casos semelhantes.

“Nossa ideia é tornar esse episódio de São Sebastião num case. Num case de dia seguinte, num case de reconstrução, no case de remoção de pessoas de área de risco. Vamos usar criatividade, vamos usar o engajamento da sociedade. A gente está conseguindo perceber muita solidariedade e a gente tem que usar essa solidariedade agora para mover os esforços do governo federal, do governo estadual, da iniciativa privada”, afirmou.

Ele disse que, na reunião com a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva nesta quarta-feira, vai avaliar como se preparar para para enfrentar eventos extremos este.

“A gente teve a maior chuva registrada nesse episódio, nunca choveu tanto, nunca tivemos registro em lugar nenhum do Brasil, nem na Amazônia. Então, é um sinal de que alguma coisa mudou. Isso é uma preocupação da ministra Marina que também hoje responde no governo federal pela questão da mudança climática e eu tenho certeza de que a pauta da reunião principal vai ser o futuro. Como a gente pode se preparar para esses eventos, como a gente pode tornar as estruturas das cidades mais resilientes e o que a gente pode fazer em termos de prevenção” afirmou.

Freitas disse que o fornecimento de energia elétrica foi reestabelecido na região está conversando com as operadoras de telefonia para reconexão da fibra ópitca e dos serviços de internet e telefonia móvel. “Estamos trazendo antenas móveis para usar a internet via satélite. Não vai demorar, em Maresias já restabeleceu, deve voltar nas próximas horas.”

Ele disse que a Sabesp religou a operação de todas as estações de tratamento de água e também está fornecendo água mineral gratuitamente. “O governo recebeu 30 mil litros de água, ninguém precisará pagar R$ 90 por uma garrafa de água.”

O governo disse que usará o seu banco de dados para identificar desaparecidos — 38 até o momento.