Enio Verri é o novo diretor da Itaipu; governo elegerá conselho nesta semana

1163

São Paulo – O economista paranaense Enio Verri é o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu. A nomeação consta em decreto publicado em sessão extra do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (10/3), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira.

Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria Geral Brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional. Os detalhes sobre a solenidade oficial de posse serão anunciados em breve, segundo Itaipu.

Os membros da Diretoria Executiva são nomeados para um período de cinco anos, podendo ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no Artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu.

Nascido em Maringá (PR), Enio Verri, 61 anos, é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Teoria Econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do Departamento de Economia da UEM, onde foi admitido em 1997.

O novo diretor tem ampla experiência na administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Na Prefeitura de Maringá, foi secretário municipal de Fazenda (2001 2003) e secretário de Governo (2003 2004). Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, (2004 2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 2006).

De volta ao Paraná, foi eleito deputado estadual e acabou convidado para assumir a Secretaria de Estado de Planejamento, onde ficou até 2010. Foi reeleito deputado estadual para o mandato 2011 a 2014, ano em que conquistou a vaga para a Câmara Federal, pela primeira vez. Foi reeleito deputado federal em 2018 e 2022.

Na Câmara, Enio Verri foi membro titular da Comissão de Finanças e Tributação, entre outras comissões temporárias ou permanentes. Mais recentemente, integrou o grupo temático de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição do presidente Lula.

ELEIÇÃO DO CONSELHO

O governo prevê trocar nesta semana integrantes do Conselho de Administração da Itaipu Binacional e um dos membros que deve perder cargo no colegiado é o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, segundo informações do portal “G1”.

O Conselho de Administração da binacional de energia é formado por 14 integrantes — sete brasileiros e sete paraguaios. Pelas regras, uma das vagas é ocupada pelo ministro de Minas e Energia do Brasil. Os membros se reúnem seis vezes por ano e, como atribuições, decidem sobre as diretrizes da hidrelétrica, o regimento interno e as propostas orçamentárias anuais, entre outras.

Pelas normas que regem o conselho da binacional, as vagas para os titulares das pastas de Minas e Energia (Alexandre Silveira) e Relações Internacionais (Mauro Vieira) já são asseguradas. O site também cita que já estão decididas as indicações de Alexandre Padilha, de Relações Institucionais; Rui Costa, da Casa Civil; Fernando Haddad, da Fazenda; e Esther Dweck, da Gestão e Inovação, segundo fontes que acompanham há 20 dias as substituições que serão feitas em Itaipu.