Secretária do Tesouro dos EUA diz que sistema bancário do país segue ‘sólido’

910

São Paulo – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reforçou aos membros do congresso norte-americano que o sistema bancário do país continua ‘sólido’ após o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank, dois bancos de médio porte que causaram temores em Wall Street de uma crise bancária maior.

“Posso tranquilizar os membros da comissão de que o nosso sistema bancário continua sólido e de que os americanos podem sentir-se confiantes de que os seus depósitos estarão lá quando precisarem deles”, disse Yellen em declarações preparadas para um Comitê do Senado.

Yellen compareceu perante o Comitê de Finanças do Senado hoje para responder às perguntas dos legisladores sobre as medidas que o governo federal tomou no fim de semana para garantir todos os depósitos do SVB e do Signature Bank. Ela rejeitou a ideia de que as medidas do governo, que também incluíam uma nova medida do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para emprestar dinheiro aos bancos para atender aos pedidos de retirada, representavam um resgate dos bancos.

“Acionistas e devedores não estão sendo protegidos pelo governo”, disse ela. É importante ressaltar que nenhum dinheiro do contribuinte está sendo usado ou colocado em risco com essa ação”, acrescentou a secretária.