Eve faz parceria com Ferrovial Vertiports para uso de soluções de Tráfego Aéreo Urbano

1035

São Paulo, SP – A Eve Air Mobility, do grupo Embraer, informou ontem que assinou uma carta de intenções (LoI) com a Ferrovial Vertiports, empresa subsidiária da Ferrovial para o uso da solução de software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM, na sigla em inglês para Urban Air Traffic Management) da Eve no apoio para operações seguras e confiáveis de vertiportos e aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL, do inglês electric take-off and landing vehicle).

A Ferrovial Vertiports é focada no desenvolvimento de redes de vertiportos para a decolagem, pouso, operação e manutenção de serviços de passageiros do eVTOL. “Esta parceria representa um passo muito significativo e fortalece ainda mais a Eve como fornecedora de serviços de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano”, disse André Stein, co-CEO da Eve. “A Eve é mais do que um fabricante de eVTOL. Estamos trabalhando com empresas como a Ferrovial Vertiports para oferecer soluções que irão permitir que essas aeronaves operem com segurança e eficiência”, complementou.

“Nosso objetivo é construir uma série de redes de vertiporto agnósticas nos Estados Unidos e na Europa e, para alcançar nossas ambições, é fundamental utilizar um sistema agnóstico de gerenciamento de tráfego aéreo urbano de última geração”, afirmou Kevin Cox, CEO da Ferrovial Vertiports.

O software Urban ATM da Eve é uma solução agnóstica que permite a integração de todos os usuários do espaço aéreo no ambiente urbano. Essa solução é fundamental para apoiar a segurança, eficiência e melhoria de todo o ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês), incluindo os operadores de frota e vertiportos. A nova colaboração com a Ferrovial Vertiports reforça o compromisso compartilhado de integrar e dimensionar com segurança as operações globais de UAM.

Segundo o comunicado da Eve, a divisão de vertiportos da Ferrovial será fundamental para o ecossistema de transporte aéreo urbano, permitindo o pouso, a recarga e a decolagem dos passageiros dos eVTOL. Esses centros intermodais serão integrados nas cidades e adaptados ao ambiente local, com um design inovador que reduzirá os níveis de ruído, além de operarem com zero emissão de carbono e melhorarem a eficiência energética.