São Paulo – Nesta terça-feira (28), o Alibaba anunciou sua reorganização mais significativa na história, com a divisão da empresa em seis grupos de negócios independentes, cada um com a capacidade de levantar fundos externos e abrir o capital.
As seis unidades são Cloud Intelligence Group, Taobao Tmall Commerce Group, Local Services Group, Cainiao Smart Logistics Group, Global Digital Commerce Group e Digital Media and Entertainment Group, segundo um comunicado da gigante do comércio eletrônico.
Cada um dos seis grupos de negócios será gerenciado por seu próprio CEO e conselho de administração. Daniel Zhang, atual presidente e CEO do Alibaba Group, continuará a desempenhar esses papéis e também atuará como CEO do Cloud Intelligence Group, enquanto a empresa seguirá um modelo de gestão de holding.
O gigante chinês disse que a medida foi “projetada para gerar valor para o acionista e promover a competitividade do mercado”. Como resultado do anúncio, as ações do Alibaba tiveram uma valorização superior a 7% no pré-mercado dos Estados Unidos.
Essa mudança acontece após alguns anos difíceis para o Alibaba, que enfrentou desaceleração do crescimento econômico doméstico e regulamentação mais rígida de Pequim, resultando na perda de bilhões do preço de suas ações. Agora, o Alibaba está buscando revigorar seu crescimento com essa reorganização estratégica.
“A intenção original e o propósito fundamental desta reforma é tornar nossa organização mais ágil, encurtar os vínculos de tomada de decisão e responder mais rapidamente”, disse Zhang em uma carta à equipe vista pela Reuters.