Reforma tributária e âncora fiscal vão trazer crescimento forte e sustentável, diz Alckmin

862

Porto Alegre, 12 de abril de 2023 – O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse hoje que as propostas de reforma tributária e ancoragem fiscal, que estão sendo encaminhadas ao Congresso, trarão crescimento forte e sustentável ao Brasil. “A reforma tributária vem de décadas, temos o sistema tributário mais ilógico e caro do mundo. Vamos simplificar cinco impostos de consumo em um”, afirmou, durante a abertura do ABDIB FÓRUM 2023, realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), em Brasília.

 

Segundo Alckmin, a reforma vai estimular investimentos e exportação. “Há um estudo que mostra que em 15 anos a reforma tributária pode ter um aumento no PIB de 10%”, frisou, destacando a eficiência econômica decorrente das mudanças a serem avaliadas pelo Congresso.

 

Sobre a ancoragem fiscal, Alckmin disse que o antigo modelo, mesmo bem-intencionado, acabava com o investimento. “Não é possível um país crescer sem investimento. Especialmente em infraestrutura”.

 

Para o ministro e vice-presidente, a nova proposta de ancoragem fiscal é inteligente, pois traz rigor nos gastos públicos e sinaliza queda na curva da dívida. “De outro lado, ela não é cíclica. Quando a economia crescer muito forte, há um teto de gasto. E quando ela estiver mais fraca, você tem um pisco. É uma engenharia bem-feita que atinge o objetivo de conter gastos e garantir investimentos de forma racional”.

 

Alckmin disse que o papel do crédito é muito importante e que são três pontos impactantes para a formação do custo de capital: juros, impostos e câmbio. “O câmbio está bom, só precisa estar estável. Ele é competitivo. O imposto vai melhorar com a reforma tributária. E o crédito, tenho confiança, que com a ancoragem fiscal vamos entrar com uma redução gradual da taxa Selic, proporcionando um crédito melhor”, acrescentou.

 

Copyright 2023 – Grupo CMA