Maioria optou por aumento de 0,50 pp, mas alguns pediram pausa no aperto, diz ata do BCE

1323

São Paulo – A maior parte dos membros do conselho do Banco Central Europeu (BCE) optou por um aumento de 0,50 ponto percentual (pp) na reunião dos dias 14 e 16 de março, de acordo com a ata da decisão divulgada nesta quinta-feira (20). Entretanto, alguns pediram por uma pausa no aperto monetário até que a situação do mercado financeiro se estabilizasse.

Segundo o BCE, no período anterior ao colapso do Silicon Valley Bank (SVB), houve uma pressão crescente sobre a inflação na zona do euro. Isso levou os investidores a reavaliar suas opiniões sobre a trajetória futura da inflação e das taxas de juros, precificando um ambiente de taxas e inflação mais altas por mais tempo.

Houve uma preocupação sobre a persistência da inflação na zona do euro, devido à incerteza sobre a função de reação do BCE, a extensão do aperto da política necessária para conter a inflação e as condições financeiras amplas que podem ser insuficientemente restritivas.

As projeções mostraram uma revisão para baixo das previsões de inflação, principalmente devido a uma contribuição menor dos preços da energia do que anteriormente esperado. A inflação agora é projetada para uma média de 5,3% em 2023, 2,9% em 2024 e 2,1% em 2025. Excluindo energia e alimentos, a inflação foi revisada para cima em 0,4 pontos percentuais para 4,6% em 2023, principalmente devido a surpresas nos dados recentes e ao repasse defasado dos aumentos anteriores nos preços da energia.

O BCE também revisou sua projeção de crescimento para 2023 para uma média de 1% e esperava que o crescimento aumentasse ainda mais para 1,6% em 2024 e 2025, apoiado por um mercado de trabalho robusto, melhoria da confiança e recuperação da renda real.

O banco central também expressou confiança na resiliência do setor bancário da zona do euro, dada sua posição de capital e liquidez forte, e destacou a importância de manter a flexibilidade na reinvestimento de seu Programa de Compra de Emergência da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) para apoiar efetivamente o mecanismo de transmissão.

O Conselho do BCE informou também que está reavaliando o efeito do aperto nas condições de financiamento sobre a inflação e está pronto para fornecer suporte de liquidez se necessário. Eles concordam em geral que banco central deveria abster-se de comunicar “expectativas incondicionais” quanto à trajetória futura das taxas de juros.

Os membros informaram que estão confiantes na resiliência do sistema bancário da área do euro e reiteram que a estabilidade de preços é o objetivo primordial. O Conselho do BCE disse estar pronto para a ajustar todos os seus instrumentos para garantir que a inflação regresse ao seu objetivo de médio prazo e também realçar o bom funcionamento do mecanismo de transmissão da política monetária.