São Paulo – O Carrefour Brasil registrou vendas consolidadas de R$ 27,1 bilhões no primeiro trimestre deste ano, 30,7% acima do apurado no mesmo intervalo de 2022. Sem gasolina, envolvendo a marca Carrefour e Atacadão, o indicador mostrou avanço de 32,3% na comparação anual, totalizando R$ 26,3 bilhões, informou a varejista em seu relatório operacional divulgado hoje.
No conceito mesmas lojas, as vendas do Carrefour cresceram 5,7% sem gasolina (6,3% com efeito calendário), 1,8 ponto percentual (pp) menor na comparação anual, enquanto do Atacadão registram queda de 3,5 pp para 5,7%.
“Esse desempenho foi alcançado em um trimestre marcado por um ambiente macroeconômico desafiador devido a desaceleração da inflação de alimentos, especialmente em algumas commodities deflação de 0,14% em março, com redução importante em algumas categorias como óleo de soja (-4,01%); um cenário competitivo mais acirrado, especialmente no formato Cash & Carry, no qual os concorrentes adicionaram mais de 100 lojas nos últimos 12 meses, e uma forte base de comparação, especialmente no Atacadão”, explicou a varejista.
Por divisão, o Atacado – que reúne as bandeiras Atacadão e Maxxi – registrou vendas consolidadas de R$ 18,078 bilhões sem gasolina, alta de 20,1% na comparação anual.
No Varejo, que contém dados das lojas Carrefour, com gasolina, as vendas tiveram elevação de 42,1% e somaram R$ 6,880 bilhões. O Sam’s Club teve vendas de R$ 1,353 bilhão.
“O Grupo Carrefour Brasil registrou mais um trimestre de ganhos de market share, de acordo com a Nielsen: considerando a aquisição do Grupo BIG como efeito de expansão desde junho de 2022, os ganhos de market share totalizaram 1,8 pp no 1T23”, disse a empresa.
O faturamento total do banco Carrefour no trimestre foi de R$ 13,728 bilhões, 14,8% superior ao visto no mesmo período do ano passado.
Fim das conversões das lojas Maxxi
No trimestre, o Carrefour continuou a executar a conversão das lojas do Grupo BIG para os formatos da companhia e disse que até o final de junho, concluirá a conversão do total de 124 lojas, seis meses antes do cronograma inicial.
“No 1T23 abrimos 23 lojas convertidas para o formato Atacadão, das quais 21 eram originalmente Maxxi. Com isso, finalizamos a conversão do formato Maxxi para Atacadão ao final, das 58 lojas Maxxi iniciais, convertemos 46 em lojas Atacadão e 2 serão convertidas em Sams Club. As 10 lojas restantes estão em processo de fechamento.”
Durante o trimestre, um total de 74 lojas foram impactadas de uma forma ou de outra pelos esforços de conversão: 23 lojas foram convertidas, 42 lojas serão convertidas no 2T23 e 9 lojas serão alienadas conforme solicitação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A companhia disse que, em dezembro de 2022, já havia fechado a venda de cinco remédios.