São Paulo – As vendas do comércio varejista restrito, que excluem veículos e material de construção, caíram 0,1% em fevereiro em relação a janeiro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio minimamente pior que a previsão de estabilidade, conforme mediana das estimativas coletadas pelo Termômetro CMA.
Na comparação com fevereiro de 2022, as vendas no varejo subiram 1,0%, consideravelmente acima da mediana das estimavas de +0,60% coletadas pelo Termômetro CMA.
Em base mensal, sete das oito atividades apresentaram queda na série com ajuste sazonal, com destaque para Equipamentos, material para escritório, informática e comunicação (-10,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-6,3%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,0%), Móveis e eletrodomésticos (-1,7%).
Os destaques positivos foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%).
Em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui veículos e material de construção, Veículos, motos, partes e peças registrou houve aumento de 1,7% entre janeiro e fevereiro.
Material de construção caiu 2,0%, enquanto Veículos e motos, partes e peças teve alta de 1,4%.
Na comparação com um ano antes, seis das oito atividades do varejo apresentaram queda frente a fevereiro de 2022: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-9,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-9,2%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-4,5%), Móveis e eletrodomésticos (-1,9%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,7%).
Já Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e Combustíveis e lubrificantes (19,7%) foram os destaques positivos.
Ainda na comparação com fevereiro de 2022, no comércio varejista ampliado, Veículos, motos, partes e peças, Material de Construção e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caíram 1,5%, 5,9% e 9,5%, respectivamente.