São Paulo, SP – O Grupo Pão de Açúcar divulgou ontem o balanço do primeiro trimestre de 2023, com prejuízo líquido de R$ 248 milhões, revertendo o lucro de R$ 1,39 bilhão registrado no mesmo período do ano passado.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 224 milhões, queda de 0,1% na comparação com o primeiro trimestre de 2022.
A margem recuou 2,5 pontos porcentuais (pp), para 24,4%, e a margem Ebitda caiu 0,7 pp, para 5%. A receita líquida foi de R$ 4,5 bilhões, alta de 15% na comparação com os três primeiros meses de 2022.
As vendas totais consolidadas atingiram R$ 4,8 bilhões, excluindo postos e outros negócios, R$ 4,5 bilhões, resultando em um crescimento de 15,4%, impulsionado pela expansão de novas lojas, incluindo as lojas convertidas dos hipermercados, e pela retomada do fluxo de clientes nas lojas de Pão de Açúcar e Proximidade.
Na bandeira Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas atingiu 7,5%, alta em relação aos 6,7% alcançado no quarto trimestre de 2022, estimulada, principalmente, pelo avanço na estratégia de aumento da penetração de perecíveis, assim como pelo forte crescimento em mercearia básica.
No formato de Proximidade, o trimestre alcançou crescimento duplo dígito em mesmas lojas de 12,4% (vs. 17,3% no quarto trimestre de 2022), uma desaceleração pontual frente ao período imediatamente anterior devido a retomada do período de férias no litoral após dois anos de medidas restritivas pela pandemia, impactando o formato que tem maior exposição a regiões metropolitanas.
Nas bandeiras Mercado Extra e Compre Bem, o crescimento de vendas mesmas lojas foi de 2,2%, com crescimento consistente da bandeira mercado Extra, contrabalanceado pelo impacto negativo do reposicionamento comercial da bandeira Compre Bem.
Em Postos, o crescimento foi de 18%, devido a reabertura das lojas de hipermercados fechadas após a transação com o Assaí. A bandeira ainda apresentou uma redução de 7% na venda do período como consequência da deflação de preços de combustíveis de 21% na
comparação do primeiro trimestre deste ano com o do ano passado.
A companhia inaugurou seis novas lojas, sendo 2 lojas Pão de Açúcar e 4 Proximidade, no primeiro trimestre de 2023.
“O projeto de expansão já tem apresentado uma importante contribuição para a Companhia, com as 78 lojas inauguradas trazendo R$ 1,2 bilhão de venda incremental desde o início de 2022, sendo R$ 455 milhões no primeiro trimestre de 2023. Também reformamos 13 lojas, sendo 12 lojas que fazem parte das 15 lojas que consideramos mais bem localizadas do GPA”, explicou a companhia.
O Capex totalizou R$ 261 milhões, com maior concentração de investimentos no plano de expansão orgânico, diante das lojas inauguradas no final de 2022 (39 lojas no quarto trimestre de 2022 das 72 lojas inauguradas em 2022) e 6 lojas inauguradas. Além disso, a companhia continua as reformas para o ajuste de portfólio da bandeira Pão de Açúcar para o conceito G7, conceito mais atualizado que prioriza as categorias de perecível e os serviços dentro da loja, assim como investimentos em TI, digital e logística visando, principalmente, o crescimento da operação de ecommerce.
A dívida líquida, incluindo o saldo total de recebíveis não antecipados, alcançou R$ 3 bilhões, com redução de 1,6 bilhão em comparação com o ano anterior. A posição de caixa foi de R$ 3,5 bilhões, 3,1 vezes a dívida de curto prazo da companhia.