Presidente volta a atacar juros altos e cutuca presidente do Banco Central

791

São Paulo, 4 de maio de 2023 – Em discurso durante a reinstalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar as altas taxas de juros praticadas pelo Banco Central. Lula cutucou o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Ao fazer uma relação com juros e a possibilidade dos pobres adquirirem bens, Lula disse que nem com juro zero isso ocorreria. “E eu não estou concordando com você, Roberto Campos Neto”, ressalvou o presidente.

 

Lula disse que o Conselho, também chamado como Conselhão, poderá discutir até taxa de juros. “É muito engraçado o que ocorre aqui no Brasil. Todo mundo pode falar de tudo, menos de taxa de juros. Ninguém pode falar de juros, como se um homem sozinho soubesse mais do que 215 milhões de pessoas”, criticou o presidente, se referindo ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

 

Em reunião ontem, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom/BC) manteve a taxa Selic, o juro básico da economia brasileira, em 13,75% ao ano. Foi a sexta vez seguida que o grupo manteve inalterado o juro. A decisão ficou dentro do esperado pelo mercado. O BC deu de ombros para a pressão política, capitaneada por Lula, para um corte na taxa de juros.

 

Copyright 2023 – Grupo CMA