São Paulo – A Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell na área de biocombustíveis e bioenergia, acaba de lançar uma nova marca totalmente dedicada à energia elétrica, intitulada Raízen Power. Segundo a empresa, a criação da marca faz parte de uma estratégia que reforça seu protagonismo na transição energética, sendo reconhecida como uma “one stop shop” em soluções de energia renovável, e busca promover maior aproximação com os consumidores de energia elétrica.
A companhia explica que a logomarca Raízen Power significa a transformação da eletricidade em energia e combina sustentabilidade e eletricidade, resumidas no ícone de uma folha verde e roxa estilizada com um raio, ressaltando o alinhamento da companhia com os valores ESG, especialmente com o meio ambiente.
Estamos muito contentes em lançar nossa nova marca e preparados para atender todo perfil de consumidor a partir da simplificação da oferta, entregando a melhor experiência possível para os nossos clientes, desde o segmento residencial até eletrointensivos. Este é um projeto pensado para equilibrar o futuro com o presente, com foco no desenvolvimento sustentável e na transição energética do país, afirma Frederico Saliba, vice-presidente de Power da Raízen, responsável pelas iniciativas da marca Raízen Power.
A construção da nova marca, que conta com uma comunicação e identidade próprias, é fruto de uma parceria com a Greenz, aceleradora de negócios responsável pelo atendimento da VP de Power da Raízen desde 2022. A agência realizou os estudos e análises de mercado que serviram de base para a companhia decidir pela criação da nova unidade, bem como o seu conceito, estratégia de posicionamento e identidade visual.
“O mercado de energia está passando por uma grande transformação. Após as análises, feitas em conjunto — cliente e agência — entendemos que seria importante criar um destaque para a unidade de negócios, sem abrir mão dos atributos e do legado já construído pela companhia. Assim, nasceu a Raízen Power, uma solução completa em energia renovável, com identidade e tom de voz próprios, pensados para facilitar o relacionamento e compreensão do público-alvo”, explica Fábio Meneghati, CEO da Greenz.
A Raízen também destaca que o lançamento da nova marca se dá em meio a projeções positivas para abertura de mercado e a expectativa de avanço em projetos de lei no setor, citando que, em 2022, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma portaria que permite a migração de todos os consumidores de alta tensão para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) a partir de 2024 e estimou que mais de 100 mil unidades de consumo estão aptas à transição. Além disso, há ainda a proposta para a abertura do mercado aos consumidores de baixa tensão, em tramitação no Congresso que, se aprovada, disponibilizará mais de 89 milhões de contas.
A Raízen disse estar entre as cinco maiores comercializadoras de energia elétrica do País em volume, com mais de 24 mil clientes, sendo estratégica em um mercado onde 81% dos brasileiros gostariam de escolher o seu fornecedor de energia e 90% desejam gerar a própria energia, segundo dados da Abraceel.
Só em geração distribuída, a companhia possui 31 plantas em operação no País, e 35 plantas em construção. A Raízen Power se destaca como uma marca que possui atuação nacional com foco no desenvolvimento de soluções para todos os perfis e tamanhos de clientes.
Criação da VP e aposta da Raízen em energia
Desde sua criação, em 2011, com a junção de parte dos negócios dos seus acionistas (Shell e Cosan), que uniram a distribuição de combustíveis e varejo com a produção de açúcar, etanol e bioenergia., a companhia afirma ter aumentado significativamente a oferta de produtos sustentáveis para o mercado, incluindo no seu portfólio o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e energia proveniente da fonte solar, da biomassa, pequenas hidrelétricas e aterros urbanos.
A aposta da companhia na área de energia elétrica ganhou espaço, a princípio, pela necessidade da Raízen de abastecer suas unidades industriais e postos licenciados com uma energia mais limpa e econômica e, depois, da necessidade de vender o excedente gerado para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Em 2018, essa atuação se expandiu com a aquisição de 70% dos negócios da comercializadora WX Energy e posteriormente, em 2020, a vice-presidência de Energia e Renováveis – agora chamada de VP de Power – foi criada, com a chegada de Frederico Saliba, que até então havia atuado por mais de 20 anos na Shell.
Atualmente, a Raízen atua no mercado livre, em comercialização de certificados de energia renovável (IREC-S) e no mercado nacional de geração distribuída por meio de sua Joint Venture com o Grupo Gera. A empresa também atua por meio das startups e investidas Holu, Diel, Tyr e Tupinambá Energia.
Em eletromobilidade, por meio do programa Shell Recharge, é uma das principais referências em infraestrutura de recarga rápida para veículos elétricos no Brasil. Com estações de carregamento espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, a Raízen também planeja a entrada em novas regiões em breve, sendo que a próxima será no subsistema Centro-Oeste.
Com um plano de expansão bem estruturado, tendo nas soluções renováveis cada vez mais uma fonte de diversificação dos negócios, temos o objetivo de atingir milhares de novos clientes e dar apoio aos nossos parceiros no processo de descarbonização dos seus negócios. A partir da nossa nova marca, estamos cada vez mais comprometidos em atuar estrategicamente por meio da melhor eficiência, custo e sustentabilidade para o mercado, complementa Saliba.