São Paulo, SP- O lucro líquido da Locaweb subiu 59,7% no primeiro trimestre de 2023 (1T23), em relação a igual período do ano anterior, para R$ 7,2 milhões. Já o lucro líquido ajustado, que exclui despesas de plano de opção de compra de ações e de amortização de intangíveis decorrentes das aquisições de empresas; ajustes relacionados ao CPC 06; marcação a mercado de instrumentos financeiros derivativos; IR e CS diferidos; despesas extraordinárias relacionadas ao IPO e ao Follow-on; e Ajuste a Valor Presente relacionado ao Earnout das aquisições, somou R$ 33,4 milhões, alta de 12,2% na mesma comparação.
A receita operacional líquida subiu 21,7% no primeiro trimestre frente ao mesmo trimestre do ano passado, somando R$ 302,8 milhões.
Do total da receita, o segmento de Commerce (que considera as receitas de Tray, Tray Corp, Melhor Envio, Vindi, Ideris, Samurai, Dooca e Credisfera) teve 66,1% de participação, com receita de R$ 200,1 milhões no trimestre, alta de 38,8% na base anual. Já o segmento BeOnline/SaaS teve participação de 33,9%, com receita de R$ 102,7 milhões, recuo de 1,8% na base anual.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 50,2 milhões no trimestre, um avanço de 70,4% frente ao mesmo período do ano anterior. Já o ebitda ajustado foi de R$ 51,7 milhões, alta de 57,1% na mesma comparação. Esse considera o resultado financeiro, pelo imposto de renda e contribuição social sobre o lucro, pelos custos e despesas de depreciação e amortização, despesas com plano de opção de compra de ações; e despesas extraordinárias relacionadas ao IPO e Follow-on. A margem ebitda foi de 16,6% no 1T23 e 17,1% na base ajustada.
A dívida líquida caiu 7,3% na comparação anual, para R$ 1,425 bilhão.