Lula convoca reuniões de emergência após derrotas na Câmara

609

São Paulo – O presidente Lula (PT) convocou de última hora para a manhã desta quarta-feira (31) uma reunião com o núcleo da articulação política do governo para discutir as derrotas na Câmara e a MP (medida provisória) que trata da reestruturação ministerial, segundo notícias.

Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), estiveram com o presidente para debater o assunto. A reunião não estava na agenda oficial divulgada pelo Planalto.

O presidente também telefonou para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pedindo uma reunião presencial, ainda nesta quarta-feira, para conversar sobre a articulação política e temas estratégicos, como a medida provisória que reestruturou os ministérios do novo governo, segundo informações da “GloboNews”.

O governo tenta contornar a crise em torno da MP da reestruturação dos ministérios, diante do risco real de o texto, que vence nesta quinta-feira (1/6), não ser votado a tempo no Congresso. A consequência seria a perda de 17 ministérios, como o do Planejamento, que está com Simone Tebet, voltando à formatação da Esplanada da gestão de Jair Bolsonaro já no dia 2 de junho.

A MP determinou a configuração atual do governo Lula, definindo um total de 37 pastas, sendo 31 ministérios e seis órgãos com igual status.