São Paulo – O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), confirmou que o governo discute a possibilidade de trocar ministros, mas não há decisão do presidente Lula sobre o assunto, em entrevista à “GloboNews”, na tarde desta quarta-feira.
“Há muita discussão, há muita bolsa de aposta, mas não há qualquer decisão do presidente Lula”, em resposta à questionamento sobre uma possível saída de ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), cuja pasta tem sido especulada como uma daquelas em que haveria troca de chefia, citando declaração do seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, que cobrou gratidão do governo em apoio à campanha de Lula. Ele disse que realizou uma audiência com a ministra e seu marido, para negar os rumores, e disse que ela “teve um papel muito importante”, com ações como a “retomada de negociação em alguns países.”
Padilha afirmou também que não há chance de substituição de Rui Costa, à frente da Casa Civil. De acordo com Padilha, Costa é “o verdadeiro capitão do time, coordenador do governo” e o presidente Lula tem “total confiança” nele.
“O governo é um rali, às vezes tem buracos na estrada, você troca o pneu e vai seguindo”, disse Padilha.
Sobre a crise de articulação política com a Câmara, Padilha avalia que o governo atual “tem uma outra situação” em comparação ao vivido pela ex-presidente Dilma Roussef, e disse que não teme retaliações do Congresso similares às da gestão anterior do PT.
“É página virada. Os atores são diferentes, já viramos essa página, temos o apoio da Câmara e do Senado para apurar os atos golpistas. É um governo que está conseguindo mediações e aprovar as prioridades, temos uma realidade muito diferente do que tínhamos naquele momento, e melhor economicamente. O presidente Lula está conseguindo reposicionar o Brasil no mundo, temos outro cenário”, disse Padilha.