São Paulo – Em relação a problemas na área de concessão da Light, que distribui energia no Rio de Janeiro e pediu recuperação judicial no início do mês, o governado do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, disse que a empresa tem um alto gasto com roubo de energia e defendeu a revisão do marco regulatório das concessões públicas para ajustar equilibras as contas da empresa.
“Se o Congresso não se debruçar na pauta de regulação das concessões. Há uma crise das concessões em todas as áreas, não só em energia. Enquanto não resolvermos o marco regulatório das concessões, vamos enxugar gelo”, disse Cláudio Castro.
O ministro de Minas e Energia disse que, assim como a Light, também há especificidades na concessão da Amazonas Energia, que também passa por problemas com perdas e furto de energia. As duas concessionárias estão com as concessões ameaçadas por baixo desempenho financeiro e operacional, segundo os parâmetros da regulação do setor elétrico.
“Teremos que ser cuidadosos para fazer um processo que assegure o fornecimento aos consumidores. Mas há uma distorção em relação às perdas técnicas e, não só com a Light, mas para todas as concessões”, disse Silveira.
As declarações foram dadas na manhã desta sexta-feira, em participação em evento da Esfera Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), sobre investimentos no estado.