Indice Gfk de confiança do consumidor da Alemanha cai para -25,4 pontos em julho

787

O índice de confiança do consumidor da Alemanha para julho caiu para -25,4 pontos, depois de marcar -24,4 pontos em junho (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos Gfk. A previsão do mercado era de -23 pontos.

O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicas de julho perdeu 8,6 pontos em relação ao mês anterior e caiu para 3,7 pontos. O subíndice de expectativas de renda perdeu 2,4 pontos em abril e caiu para -10,6 pontos, e o indicador de intenção de compra dos consumidores subiu 1,5 ponto para -14,6 pontos.

“A evolução atual do sentimento do consumidor indica que os consumidores estão novamente mais incertos. Isso se reflete no fato de que a propensão a economizar aumentou novamente este mês”, explica Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK.

“Depois de oito aumentos consecutivos, o sentimento do consumidor deve sofrer um primeiro revés. A manutenção de altas taxas de inflação, atualmente em torno de 6%, está corroendo visivelmente o poder de compra das famílias e impedindo o consumo privado de dar uma contribuição positiva.”